Não se deve satisfazer todas as vontades das crianças

Este ano tem sido de "loucos". Com o final do semestre à vista, agora há imenso trabalho para fazer no mestrado e por vezes é muito difícil conciliar estes trabalhos com a necessidade contínua de preparar aulas para a escola e cuidar da família. Relativamente à família, os meus filhos estão a atravessar uma fase muito difícil, querem tudo o que vêem e, se são contrariados, fartam-se de chorar. É relativamente a eles que eu agora estou mais preocupada, especialmente relativamente ao J... Ele requer a minha presença para adormecer e por vezes toda a noite, e durante a noite é freqüente ele sonhar alto e por vezes, enquanto dorme, grita e chora muito. Não sei muito bem o que fazer, se o levo ao médico ou não. Gostaria de saber o vosso parecer sobre estes sonhos agitados da criança.


Não é aconselhável satisfazer todas as vontades das crianças. É necessário começar a despertar nelas o sentido da responsabilidade, para firmar o seu caráter tornando-as valorosas para si mesmas e para a sociedade.

Ao irem dormir, faça as irradiações ao lado da cama. Se o sono continuar agitado, pode ser devido a vermes. Seria aconselhável um exame de fezes.

Sonos agitados já são uma perturbação que consome energias em momentos que elas deveriam estar sendo recuperadas. Enquanto se é jovem, isso não faz muita diferença devido ao corpo físico estar ainda viçoso.

Compreendemos as dificuldades pelas quais vem passando tendo de cuidar do trabalho, da escola e dos filhos. Desejamos que continue enfrentando essas dificuldades com galhardia, coragem e bravura. Somente o futuro deixará aflorar os frutos dessa batalha.

Procure ler as obras do Racionalismo Cristão, em especial, Cartas doutrinárias. Este livro e muitos outros estão disponíveis gratuitamente nos nossos sites.

De "Vontade das crianças" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved