Racionalismo e empirismo

Como posso comparar o racionalismo e o empirismo (indutivismo) comparando o pensamento de Descartes com Hume?


Agradecemos a sua questão, no entanto, como se refere ao racionalismo e ao empirismo falando em Descartes e Hume, ficamos na dúvida se o "racionalismo" a que se refere é o Racionalismo Cristão ou o racionalismo defendido pela ciência materialista.

Como sabe, o racionalismo continental defende a idéia de conceitos podem ser intuitivamente compreendidos através do raciocínio, e o próprio Descartes descreve esses conceitos como idéias inatas. Por outro lado, o empirismo rejeita esse ponto de vista e argumenta que todas as idéias devem estar diretamente ligadas a experiências, embora incluam nessas experiências percepções e emoções.

O que acabamos de referir é a posição de filosofias que não estão ligadas ao Racionalismo Cristão, embora Descartes acreditasse que o ser humano era essencialmente espiritual, estando a alma temporariamente ligada a um corpo material e que a matéria por si mesma não tinha qualidades inerentes. Esta idéia aproxima-se um pouco do conceito expresso pelo Racionalismo Cristão quando se refere ao Universo como sendo constituído apenas por Força e Matéria.

Para mais informações sobre o Racionalismo Cristão, convidamos a prezada C... a estudar a nossa filosofia através dos nossos livros digitais, que se encontram disponíveis gratuitamente nos nossos sites.

De "Racionalismo e empirismo" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved