Como pôde Luiz de Mattos, um homem comum,
codificar o Racionalismo Cristão?

Agradeço as palavras de apoio: são reconfortantes e estimulam a paz interior. Digo que já li a obra básica do Racionalismo Cristão, mas em quatro dias, bem rápido. Tudo parece muito claro... claro demais! Acho que no mundo nem tudo pode ser explicado, devem existir mistérios que envolvem a Força Maior, Perfeita, de onde provém nossa vida e tudo mais que existe no universo, em todos os seus níveis, sejam espirituais ou materiais. Concordo que há forças negativas e positivas nas várias camadas espirituais aqui na Terra e que podemos atrair estas ou aquelas de acordo com o que pensamos e como agimos na vida atual. Concordo que deve haver estágios porque encontramos pessoas de diferentes espiritualidades.

O que eu me questiono é porque toda a chave do mistério da vida foi descoberta pelo senhor Mattos, um homem digno, exemplo de honradez, mas uma pessoa comum. Não seria mais lógico que os mistérios fossem esclarecidos por Jesus Cristo, um ser especial? É apenas uma questão entre várias que tenho. Devo reler esta obra e tecer comentários para esclarecer dúvidas.

Aproveito para perguntar quando ir até a sede do Racionalismo, em S..., qual o melhor horário, se posso ir a qualquer momento e como devo me preparar.


Os conhecimentos que o Sr. Luiz de Mattos compilou, e muito bem explanou, são tão velhos quanto a humanidade. Já eram conhecidos, portanto, por ocasião da última visita em corpo físico de Jesus. Esse grande e luminoso espírito tentou explicá-los em seu tempo, mas foi mal compreendido e acabou sendo endeusado.

Mistérios, sempre os há. Devem ser considerados apenas como um incentivo ao estudo que deve ser permanente diante do infinito que temos de aprender. Ler e reler a obra Racionalismo Cristão sempre nos traz um novo conhecimento. Como você já percebeu, essa obra é "enxuta", no sentido de oferecer muito em poucas palavras. Isso requer ler com muita atenção cada parágrafo do livro.

Devemos dizer que gostamos muito de suas colocações que demonstram ser você uma pessoa realmente interessada em estudar, e não uma simples curiosa.

Estamos sempre ao seu dispor para aclarar eventuais dúvidas sobre a Doutrina racionalista cristã. Escreva-nos sempre que desejar.

As sessões públicas do Racionalismo Cristão são realizadas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, começando exatamente às 20 h, terminando às 21. Você pode se apresentar sem nenhum preparo antecipado, mas as portas se fecham por volta das 20h10min. Assim, recomendamos que se apresente alguns minutos antes das 20 h.

De "Luiz de Mattos" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved