Leitura do mês de
março de 2014

Falta educação no lar

Educar espiritualmente o gênero hu­mano é um dos preceitos do Racionalismo Cristão, pois as pessoas têm-se deixado levar por ilusões fagueiras, que concorrem para consumir a força anímica de todas elas.

Alguém já disse "Casa de pais, escola de filhos". Infelizmente, falta a escola paterna. Filhos crescem com pais satisfazendo-lhes todas as vontades, deixando-os a seu bel-prazer, a fazer o que bem entendem. Quando chegam à maioridade, onde está a educação, onde estão os princípios que os genitores deveriam ter ensinado? Não existem. O que há são lamentações e mais lamentações de pais amargando a falta de respeito e compostura dos filhos. De quem é a culpa? Dos próprios pais, pela educação falha que ministraram aos filhos. Só a boa educação pode criar bons hábitos.

A doutrina racionalista cristã foi implantada na Terra por espíritos a serviço do Astral Superior, para que os seres huma­nos encontrem alento espiritual, suportem os sofrimentos advindos do mau uso do livre-arbítrio numa época de tanto desequilíbrio psíquico como se observa na atualidade. As pessoas que procuram as casas racionalistas cristãs buscam socorro espiritual.

As Forças Superiores esclarecem os assistentes nas reuniões públicas e arrebatam espíritos do astral inferior que acompa­nham muitos deles. Ensinamos, através da palavra escrita e oral, como devem viver. Se tiverem co­ragem, valor e sabedoria para aprender, poderão conquistar a felicidade a que fazem jus, pondo em prática nossos ensinamentos espiritualistas.

O valor tem grande força no modo de agir das pessoas. Ser pessoa valorosa é ser forte de espírito, para vencer as dificuldades advindas da luta pela vida. Nenhum espírito encarna neste mundo para nele navegar apenas em mar calmo. As tormentas fazem parte do viver terreno. Viver de qualquer maneira não é viver, porque viver ao léu, à mercê da vida, é perder tempo. Quem comparece a uma casa racionalista cristã pode aprender a vi­ver, em prol da própria felicidade, que está ao alcance de todos que quei­ram ter um pouco de tranquilidade espiritual.

O Racionalismo Cristão fortalece a alma das pessoas que desejam tri­lhar pelo caminho do bem. As Forças Superiores sempre estão presentes nas casas racionalistas cristãs, a transmitir algo que lhes dê a exata compreensão da vida.

Portanto, procurem ra­ciocinar, reeduquem a vontade, para se desviarem do mau caminho, não buscando a desgraça pelas próprias mãos. Façam a limpeza psíquica em seus lares, pensem com elevação, vivam com honradez e cuidem da saúde com esmero, para que o dia de amanhã seja melhor que o de hoje. Tudo depende de cada um.

A felicidade é conquistada com muito trabalho neste mundo de relatividades quando a consciência do dever cumprido está tranquila.

Esclareçam-se e sejam felizes.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão



Saiba utilizar seu livre-arbítrio

A doutrina racionalista cristã explana princípios espiritualistas, orienta as pessoas e, portanto, anseia pelo seu bom aprendizado e aproveitamento. É preciso lembrar, porém, que o livre-arbítrio de todas elas deve ser respeitado.

É bem verdade que o dever dos espiritualmente mais esclarecidos é orientar os semelhantes, dar bons exemplos, ministrando-lhes conhecimentos de acordo com a bagagem espiritual que possuem, acervo esse que revela o nível de espiritualidade de cada um. Todavia, os indivíduos que se encontram na fase pri­mária do desenvolvimento evolutivo, que estão focados apenas nos impulsos instintivos, que os prazeres materiais só agu­çam, dificilmente aceitarão prontamente conceitos espiritualistas; ao contrário, com maior frequência os rejeitarão, pois, convictos de seus anseios, estão satisfeitos com o viver dissoluto. Ainda assim, aos pou­cos, ao longo de múltiplas existências terrenas, em algum momento da trajetória evolutiva irão despertar, enfim, para o crescimento espiritual, seja pelo estudo, pelo raciocínio, seja pela dor, pelo sofrimento.

Por outro lado, espíritos altamente evoluídos encarnaram e continuarão a encarnar na Terra, pres­tando relevantes serviços aos seres humanos, embora não te­nham conhecido, ou conheçam, a doutrina ra­cionalista cristã. Podemos citar Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr., entre outros que hoje integram a plêiade do Astral Superior a trabalhar pela humanidade.

Os seres humanos estão na Terra para evoluir espiritualmente, todos interligados e em conjunto. Por isso, salientamos mais um vez a importância das inegáveis leis evolutivas que regem o Universo, como a lei das reencarna­ções, a lei de causa e efeito, ou lei do retorno, e a lei de atração. O conhecimento dessas leis naturais e imutáveis é muito útil às pessoas, para que pautem o viver na honestidade, na honradez, na dignidade, com disciplina de pensamentos e sentimentos, exer­citando a vontade voltada para a prática do bem. As que compreenderem que ao prejudicar alguém estão a prejudicar a si próprias em primeiro lugar irão perguntar-se: por que cometer más ações, se podem utilizar o livre-arbítrio voltado para o bem? A resposta está na doutrina racionalista cristã, que existe com o objetivo, entre outros, de explicar aos seres humanos essas leis evolutivas, para que possam bem aproveitar a existência, pois a razão de o espírito encarnar na Terra é lutar por sua crescente evolução.

Portanto, estudem a si mesmos, procurem identificar suas imperfeições, analisem os atributos es­pi­rituais que precisam aprimorar e que, de alguma forma, foram negligenciados em outras existências. Utilizem a inteligência, o raciocínio, a lógica e o bom senso, para que possam galgar patamares mais elevados da espiritualidade.

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

De "leitura do mês" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved