Há racionalistas cristãos que não conhecem a Doutrina

Tenho a felicidade de ter um amigo racionalista cristão que me apresentou à doutrina. Conversei com ele algumas vezes sobre a mesma, e por sua sugestão fiz uma primeira leitura do livro básico (e compreendo que devo ainda tornar a lê-lo com o objetivo de estudo). Sei que deveria ir a uma Sessão Pública, porém por motivos de trabalho (sou professora universitária) de momento não tenho a necessária disponibilidade de horário, uma vez que tenho compromissos profissionais nos dias e horários das Sessões. O que posso, ou devo, fazer? Gostaria também de continuar a conversar com esse meu amigo sobre a doutrina, porém lendo o material disponível no site, observei que existe uma recomendação para que as pessoas interessadas sejam encaminhadas para as Sessões Públicas nos Centros Redentores; será que de alguma forma estarei constrangendo esse meu amigo ao eventualmente tentar tirar algumas dúvidas com ele? Aliás, ele é meu colega de trabalho, e também sofre do mesmo problema de horário.


Obrigado pelo seu e-mail. Tivemos um prazer enorme em lê-lo e nosso prazer é maior ainda agora ao respondê-lo.

Não há nenhuma necessidade imperiosa de ir às sessões públicas, embora seja benéfico para o corpo e para a alma. O Racionalismo Cristão veio à Terra para orientar e esclarecer as pessoas com respeito à realidade da vida espiritual e aos deveres que todos temos perante nós mesmos e perante a sociedade. Não veio para praticar o proselitismo. Suas Casas são escolas de alta espiritualidade. O que você aprende na escola, pode aprender sozinha em casa. Quantas e quantas pessoas não são autodidatas, em várias áreas do conhecimento?!

Não há nenhum problema em você trocar idéias sobre o Racionalismo Cristão com o seu amigo. Vocês podem, e sugerimos que o façam, trocar idéias sobre a doutrina. O que não é aceitável é conduzir a discussão a níveis indesejáveis, como, por exemplo, discussões acaloradas, pois estas empanam a razão e embrutecem o espírito. Também estamos ao seu dispor para trocar idéias e dirimir eventuais dúvidas sobre a doutrina racionalista cristã. Escreva-nos sempre que desejar.

Também uma outra dúvida: li o material sobre a Limpeza Psíquica no lar, e também recomendações sobre as irradiações "pessoais" ao Grande Foco. Pode-se aplicar estes ensinamentos mesmo sem nunca ter ido ao Centro Redentor? Ou é melhor aguardar até receber uma melhor orientação, e enquanto isso apenas pautar-se pelos princípios do Racionalismo Cristão? Agradeço qualquer resposta que puderem enviar-me, ao mesmo tempo desculpando-me pelo comprimento deste e-mail. E, de qualquer forma, continuarei a estudar o Racionalismo Cristão e procurarei seguir seus princípios, pois posso dizer que a doutrina "faz sentido em minha cabeça" e, de certa forma, tenho seguido vários de seus princípios ainda que intuitivamente, sem conhecimento.

Sim, você pode fazer a Limpeza Psíquica no lar, mesmo não freqüentando as sessões. Os ensinamentos racionalistas cristãos são para todos que se interessam pela vida espiritual, independentemente de suas tendências religiosas ou filosóficas.

Pautar sua vida pelos princípios racionalistas cristãos é saber conduzir a vida com o máximo de proveito. Quantos e quantos seguem esses princípios de forma intuitiva? São, nesse aspecto, racionalistas cristãos sem o saberem. O que importa é aproveitar a encarnação para alcançar mais e mais evolução espiritual, e a conquista dessa evolução é independente das crenças pessoais, pois tudo é regido por Leis Naturais. O conhecimento dessas Leis, obviamente, ajuda a pautar a vida por princípios universais.

Sempre ao seu dispor, enviamos-lhe nossas cordiais saudações.

De "Há racionalistas" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved