gazeta2.jpg (8041 bytes)

Concentração ideal

Edson Esperança

É de se observar que as irradiações às 7:00 h e às 20:00 h no lar devem ser precedidas de preparo mental. Esse preparo mental, pode ser conseguido com a leitura de obras racionalistas cristãs, principalmente a obra básica "Racionalismo Cristão" nos quinze ou dez minutos que antecedem as irradiações. É uma causa predisponente para concentrar-se melhor e promover o preparo do ambiente, que deverá ser de calma e tranqüilidade.

Devem ser evitados programas televisivos, radiofônicos, leituras de jornais e revistas que abordem assuntos de ordem material. Uma nova notícia ou assunto irá permanecer em seu pensamento de acordo com a importância ou impressão que ela tiver para si.

A luminosidade do ambiente também deve ser suprimida, ou tornar-se branda, ou seja em penumbra, à noite. O sentido da visão, quanto mais for solicitado mais informações ele transmitirá ao cérebro, desviando a atenção.

O mesmo dever ser observado quanto ao som do ambiente, que, também, deverá ser suprimido.

Nestes momentos antecedentes, procure retirar o telefone do gancho ou desligar o celular para que não sejam criadas expectativas quanto ao seu toque.

O mesmo deve ser observado quanto a portas e janelas, que deverão estar fechadas nestes momentos, caso resida em casa residencial. A passagem de pessoas por portas ou observação através de janelas, cria ambiente não propício à concentração.

Caso, não resida sozinho, ou que outras pessoas que consigo convivem não sigam as orientações racionalistas cristãs, procure nestes momentos que antecedem as irradiações recolher-se a um ambiente isolado.

Outra questão que também favorece a concentração é ouvir o que se diz nas irradiações. Ou seja pronunciar as irradiações em voz audível para si, não é em voz alta para que outros a ouçam. O sentido da audição voltado para as palavras favorece a uma melhor concentração.

Não devemos esquecer que a nossa capacidade irradiativa está dentro do campo de ação de cada um. Cada criatura, ao emitir pensamentos de alto valor, estará sintonizada com o seu mundo astral (Astral Superior). É este estado o estado ideal para a criatura promover a sua evolução neste planeta. Qual seja, pés no chão e com o mental alteado ao Astral Superior, mundo de origem de cada espírito encarnado.

Concentrar-se mentalmente em alguma forma que suponha ser o Astral Superior propicia o desvio do pensamento para o que se está pronunciando. É de se levar em conta que muitas criaturas podem conseguir tal sintonia com tal procedimento, mas, entendo, que não é a regra geral e ideal.

Esta concentração, por comparação, é a mesma concentração que o estudante ao fazer a prova se submete. Entrega-se ao conteúdo proposto para entendê-lo e resolvê-lo. Como pensar é atrair, quanto mais concentrado no assunto proposto, que anteriormente estudou, mais possibilidades de êxito ele terá.

Quantas vezes estamos concentrados em determinado assunto material e alguém fala alguma coisa, e nem percebemos o que foi dito. Esta é a concentração ideal. Se voltarmos esta concentração para o que é realizado durante as irradiações, o êxito será alcançado. Fatores externos não terão mais influência em seu estado de concentração.

Edson Esperança

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo