Qual a finalidade do Racionalismo Cristão?

A finalidade do Racionalismo Cristão é esclarecer, espiritualizar, educar, instruir, levantar as almas combalidas, fortificar corpos enfraquecidos, combater os vícios e ensinar a criatura a ser justa, valorosa, honrada, simples e verdadeira.

Doutrina filosófica

O Racionalismo Cristão é doutrina filosófica de caráter espiritualista. Explana princípios que ajudam o ser humano a se regenerar de seus maus hábitos e fornece meios para que ele se esclareça sobre o que seja a vida na Terra e a razão de nela estar.

Baseado nos ensinamentos de Jesus, afirma que "só a verdade poderá libertar a humanidade das garras da ignorância e, assim, prepará-la para o cumprimento do seu dever na Terra".

Grande Foco

Admite a existência de uma Força Superior (Deus), que denomina Força Universal, Inteligência Universal ou Grande Foco, o qual irradia sobre todo o Universo.

Ensina o ser humano a ser verdadeiro e honrado, faz dos fracos fortes, encoraja-os para a vida, demonstrando-lhes que nada devem temer, seja a morte, a pobreza, o trabalho ou a luta.

Orienta-os na repressão aos desejos intemperados.

Valoriza o pensamento, a vontade, a disciplina, o trabalho, a moral, a família e a pátria.

O Racionalismo Cristão assenta seus princípios na razão e no bom senso, ensinando que pela lucidez do raciocínio a pessoa se emancipa do fanatismo e das superstições. Incentiva a leitura e o estudo. Combate os vícios, em especial o fumo, o jogo e o álcool. Combate as magias branca e negra. Ensina a respeitar todas as religiões, bem como a maneira de pensar dos nossos semelhantes.

Não admite destino

O Racionalismo Cristão não admite provação nem destino, no sentido de predestinação. Ensina que todos os atos de nossa vida dependem do emprego do livre-arbítrio e que viemos à Terra para evoluir, mas nunca por provação ou predestinação.

Conforme pensarmos, assim seremos; aquilo que de mau desejarmos ao próximo, a nós mesmos estaremos desejando; o que de bom fizermos redundará em nosso benefício, pois seremos aquilo que quisermos ser. Não devemos cultivar sentimentos de ódio, inveja ou malquerença. Devemos higienizar a mente e o corpo, a fim de que possamos ter uma existência tranqüila, próspera e saudável.

O Racionalismo Cristão, embora ensine a respeitar o modo de pensar do nosso semelhante e não tenha cor política, combate todas as ideologias extremistas, e por seus ensinamentos prepara a criatura para ser consciente perante a vida, útil a si e à família, à pátria e à humanidade.

De "Finalidade do Racionalismo Cristão" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved