Rádio A Razão
Memorável Programa de Rádio

Clique no gráfico embaixo para
baixar este programa de rádio


50º Aniversário de nova sede

Programa de Rádio da Solenidade do 50º aniversário de inauguração 
de nova sede e Sessão Pública Mundial, em 20 de outubro de 2006 
Duração 1h 23 min

Para baixar e/ou ouvir este memorável programa 
de rádio, clique no gráfico em cima ou clique
AQUI


Descrição desta Solenidade

Bastão usado por Antonio Cottas
A solenidade começa com a entrega ao vice-presidente do Racionalismo Cristão, Sr. Gilberto Silva, do bastão usado por Antonio Cottas há 50 anos, para dirigir a primeira sessão pública realizada na Casa-Chefe. O vice-presidente recebeu esse bastão, das mãos da Sra. Marluce Rodrigues, representando naquele ato, o seu esposo, Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Internacional do Racionalismo Cristão. 

Emocionante início da Sessão Pública Mundial
Depois, foi dado início à primeira Sessão Pública Mundial, com o vice-presidente Sr. Gilberto Silva, homenageando Antonio Cottas, tal como este o fizera há 50 anos a Luiz de Mattos, e, pedindo ao público, para que ficasse em pé durante as irradiações A e B da abertura. O bastão que Antonio Cottas usou, agora nas mãos do "visívelmente" emocionado vice-presidente da Doutrina, bateu forte, e as irradiações de abertura foram proferidas de forma tão elevada, que mesmo à distância e pelo ciberespaço, nos tocou a todos, em todos os cantos do planeta. 

Manifestações e Comunicações
Durante a Sessão Pública Mundial, um médium expressou o pensamento de um assistente, que se sentiu deslumbrado pela beleza espiritual daquele evento. O espirito de Roberto Dias Lopes, que em vida física tanto se dedicou à causa da Doutrina e à construção da nova sede da Casa-Chefe, deixou suas palavras amigas, salientando que o trabalho em prol do Racionalismo Cristão está sendo cada vez mais ampliado e tudo correndo a contento. A comunicação de Antonio Cottas foi de uma emoção especial! Disse-nos que os Racionalistas Cristãos do mundo estavam com a alma em festa e que aquele espaço físico foi o resultado da abnegação de espíritos superiores, que só queriam o esclarecimento da humanidade. Continuou, dizendo que, vendo o bastão que ele segurara há 50 anos sendo usado pelo presidente substituto da Doutrina, era uma felicidade, uma grande honra e um grande momento para o espírito, e quem o segurasse, sentiria a responsabilidade que lhe cabe, e que era preciso honrar essa responsabilidade. Antonio Cottas deu por encerrado os trabalhos, dizendo que todos os Racionalistas Cristãos que naquele momento o ouviam, quer na Casa-Chefe, quer pela internet, estavam vibrando na mesma emoção.

O Vice-Presidente do Racionalismo Cristão
Depois de cada manifestação e comunicação doutrinária, o vice-presidente do Racionalismo Cristão, Sr. Gilberto Silva, dissertou e comentou sobre as palavras proferidas pelos médiuns em nome dos espíritos que acabavam de se manifestar. Foram sempre palavras de grande elevação e incentivo, para estudarmos o Racionalismo Cristão, encorajando a humanidade a alçar-se para novos vôos. 

Vídeo homenageando os grandes líderes 
do Racionalismo Cristão do passado

O vídeo foi então apresentado ao público presente na Casa-Chefe, com o suporte da voz vibrante de Mori Mitre, o qual, apesar de os ouvintes da Rádio A Razão não poderem ver com os seus próprios olhos, aquele trabalho audio-visual, foi mesmo assim, capaz de nos fazer sentir profundamente as suas descrições e relatos. Pela imaginação, viajamos para o passado e "observamos" mentalmente os Mestres Maiores, que construiram a nova sede da Casa-Chefe há 50 anos, e, depois, regressamos ao presente, para "observarmos" o grandioso monumento à liberdade que chefia o Racionalismo Cristão na Terra. Ouvimos então os novos líderes da Doutrina neste início do século XXI, que uma vez mais nos incentivaram a continuar a luta pelo Racionalismo Cristão e pelo progresso espiritual.

Discurso de Antonio Cottas
Ainda fazendo parte do vídeo, tivemos a honra e a felicidade de experimentarmos talvez a mais forte emoção de todas, ouvindo uma gravação do magistral discurso do Mestre Antonio do Nascimento Cottas, no inesquecível dia 20 de outubro de 1956, na inauguração da nova sede da Casa-Chefe. Palavras não podem definir a sensação de escutar a voz do Mestre, naquele seu sotaque de um país que um poeta afirmou ter sido "à beira mar plantado". Foi um discurso de um grande homem e de um grande espírito, que tanto amou o Brasil e a Doutrina Racionalista Cristã. 

Final do Programa e da Solenidade
O vice-presidente comentou então sobre o vídeo apresentado, dando saliência especial ao discurso de Antonio Cottas, e enalteceu uma vez mais as figuras do passado e o seu legado. Agradeceu também a presença das delegações de vários países do mundo e de diferentes regiões do Brasil, naquela grande solenidade, lamentando a impossibilidade de os seus representantes falarem naquele evento, devido aos novos tempos, que exigem fidelidade aos horários das transmissões pela rádio. Contudo, no dia seguinte haveria uma reunião de trabalho e confraternização, e nessa altura, todos teriam a oportunidade de se manifestarem e de homenagearem as figuras do passado e do presente. Gilberto Silva agradeceu a presença de todos os que viajaram de perto ou de longe e que enfrentaram viagens longas e a chuva, para usufruir daquele momento de grande alegria, de grande confraternização e de grande espiritualidade, que ficaria indelevelmente marcado em todas as mentes. O vice-presidente expressou também a sua gratidão àqueles que trabalham pelo Racionalismo Cristão mundo afora e, em seguida, encerrou a solenidade, convidando todos a assistirem à sessão pública de segunda-feira dia 23 de outubro e anunciando o lançamento no dia seguinte (21-10-06) da nova e maravilhosa edição, renovada e reavivada, do livro "A Vida Fora da Matéria", na Sala Luiz Thomaz, às 16h00. 

Baixe este programa de Rádio AQUI

De "50º Aniversário" para a página da Rádio A Razão

De "50º Aniversário" para a página do anúncio deste evento

De "50º Aniversário" para a página principal
 

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved