A existência de Deus

Tenho 15 anos e pais racionalistas cristãos que me educaram de acordo com essa Doutrina. Gostaria de ter esclarecimento para uma dúvida. Estudo em uma escola religiosa e os professores têm o costume de rezar antes da aula. Eu não me levantaria se não tivesse um senso de respeito à crença dos outros. Portanto, é comum me perguntarem se tenho religião, se sou batizado ou se acredito na Bíblia ou em Deus... Sempre respondo que não tenho religião, não sou batizado, que não acredito na Bíblia apesar de conhecer a vida e a importância de Jesus Cristo. Agora, não sei se, segundo o Racionalismo Cristão, seria correto afirmar a existência de Deus.

Vemos que você tem assimilado bem os valiosos ensinamentos recebidos de seus pais e, mais importante, vem demonstrando isso em seu viver, ao respeitar o pensamento dos seus colegas e professores. Aprendemos no Racionalismo Cristão que devemos respeitar as idéias dos demais (principalmente quando expressas de forma sincera e honesta), mas nunca abdicar de nossas convicções. É através dos nossos bons exemplos que conquistamos o respeito de todos e ajudamos a melhorar o nível espiritual da humanidade. Já dizia o grande Antonio Vieira que a humanidade necessita que se lhe fale aos olhos e não aos ouvidos.

Quanto a Deus, talvez você queira estudar o Capítulo 3 do livro Racionalismo Cristão. É bastante provável que haja um exemplar desse livro em sua casa. Caso contrário, ele está disponível no neste site (juntamente com outros mais). Naquele capítulo você verá que não existe deus algum como os que as religiões apregoam. Os deuses, desde a mais remota antiguidade, têm sido criação da ignorância ou da esperteza dos seres humanos. Todavia, não se deve discutir e polemizar sobre esse assunto, ou qualquer outro relativo ou não à Doutrina. Pode-se, evidentemente, e é saudável, trocar idéias com amigos e amigas, desde que isso seja feito sem paixões e nunca com o objetivo de fazê-los pensar da forma como você pensa. Indique o site do Racionalismo Cristão na Internet para os interessados na nossa filosofia.

Continue estudando mais e mais para bem se preparar para a luta pela vida que todos temos de enfrentar neste mundo-escola. Esteja certo de que estaremos sempre ao seu dispor para trocar idéias e aclarar dúvidas que possam persistir.

De "A existência de Deus" para a página desta seção

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved